Apreendidas 53 toneladas de pedras semipreciosas por exportação ilegal

Apreendidas 53 toneladas de pedras semipreciosas por exportação ilegal

As Alfândegas de Moçambique apreenderam 53 toneladas de pedras semipreciosas em dois camiões em Nampula, que estavam a ser exportados ilegalmente.

Uma fonte oficial disse à Lusa, que o primeiro camião, com 28 toneladas de minerais, foi apreendido na última semana de Abril e o segundo, com 25 toneladas, foi apreendido na sexta-feira e em ambos os exportadores usavam documentos falsos, disse à Lusa Felito Tawala, director provincial das alfândegas em Nampula.

Trata-se de turmalina, granada, quartzo e berilo, que tinham como destino final a China.

Segundo o responsável, por lei os exportadores são obrigados a apresentar a sua situação fiscal antes de qualquer operação, mas os operadores em causa “forjaram os documentos que comprovam a sua idoneidade fiscal” pois a sua situação “não era boa”.

No processo de verificação final para a exportação “percebeu-se que os documentos eram falsos porque a própria unidade responsável pela emissão não os reconhecia” e, por isso, “todo o processo ficou sem efeito”, referiu Felito Tawala.

O director das alfândegas em Nampula avançou que se está a concluir o processo dos exportadores para se remeter ao Ministério Público.

De acordo com o responsável, trata-se da primeira apreensão de pedras semipreciosas que ocorre este ano.

Partilhar este artigo