Já são conhecidos os 50 jovens vencedores da Fase Piloto do Agora Emprega e que verão os seus planos de negócios financiados por um valor de 1.500 000 Meticais após participarem de um concurso que envolveu mais de três mil jovens da cidade e província de Maputo.
O anúncio foi feito há dias, no hotel Polana pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Peterburgo, e que contou com a presença do vice ministro do Trabalho e Segurança Social, vice ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e líder de Programas de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, entre outros.
Além do financiamento disponibilizado, com o apoio do Banco Mundial, os jovens vencedores e selecionados tiveram oportunidade de participarem de formação com o objectivo de transmitir ferramentas, conhecimentos habilidades para a gestão financeira, de recursos humanos, e de processos de produção.
Na mesma ocasião o Secretário de Estado da Juventude e Emprego procedeu com o lançamento do “Agora Emprega” com o objectivo de capacitar 3500 empresas nacionais. “E dentro destas 3500 empresas, vamos financiar 500 empresas, com um valor global de 750 milhões de Meticais, já disponíveis”, garantiu Peterburgo durante o seu discurso.
Segundo o governante, o Agora Emprega, foca-se no crescimento e desenvolvimento de empresas de jovens, através de uma Competição de Planos de Negócios.
Oswaldo Peterburgo explicou que a iniciativa é direcionada a todos os jovens moçambicanos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, com especial atenção para a captação de mulheres e seu empoderamento, para que submetam as suas candidaturas ao Agora Emprega no website agoraemprega.seje.gov.mz. até ao dia 30 de Janeiro de 2023.
Trata-se de uma oportunidade que visa ajudar as micro, pequenas e médias empresas a crescer e a criar oportunidades de emprego para jovens moçambicanos, bem como, ajudar os jovens empreendedores com uma ideia de negócio, a criar um negócio sustentável.
Deixe uma resposta