O sector de Estradas está a fazer uma avaliação técnica do estado das pontes metálicas, muitas das quais pressionadas pelo excesso de carga de camiões que circulam pelos corredores nacionais e regionais.
Segundo a directora dos Serviços Centrais de Manutenção e Segurança Rodoviária na Administração Nacional de Estradas (ANE), Rubina Noormohamed, o excesso de carga, principalmente caimões de transporte de toros de madeira, é uma das causas dos acidentes que ocorrem particularmente em pontes no Centro e Norte do País.
“Isto representa um grande constrangimento, porque atrasa os investimentos nas estradas que são prioritárias, uma vez que o sector tem de estar sempre a fazer a reposição de pontes metálicas”, referiu Rubina Noormohamed.
Citada numa publicação do jornal Notícias, a fonte salientou que para além dos montantes envolvidos na substituição das infra-estruturas, cerca de 200 milhões de meticais por 80 metros da ponte, a situação acaba também gerando a interrupção das vias, deixando algumas vilas e localidades sem comunicação rodoviária.
Face à situação, Noormohamed apela aos automobilistas a respeitarem a capacidade máxima exigida na travessia das pontes, por forma a salvaguardá-las e assegurar a transitabilidade entre diferentes pontos de Moçambique.
Adicionalmente, na presente época chuvosa, pelo menos oito pontes, quatro drifts e seis pontões encontram-se danificados, comprometendo a circulação rodoviária.
Para além disso, grande parte dos principais corredores tem vindo a registar problemas de excesso de carga, principalmente dos transportadores de inertes, facto que reduz o tempo de vida útil do asfalto.
As províncias de Maputo, Nampula e Cabo Delgado são as que mais registam situações de danificação de estradas por excesso de carga manuseada, baixando a vida útil do pavimento em cerca de 40%, o que pressupõe o incremento considerável nos custos de manutenção.
(Foto DR)
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