A Amazon está a desenvolver vacinas em colaboração com Centro de Investigação para o Cancro Fred Hutchinson e lançou recentemente um teste clínico já aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), o equivalemente norte-americano ao Infarmed.
A parceria pretende recrutar até 20 participantes com mais de 18 anos para a primeira fase de testes, de acordo com documentos submetidos no portal norte-americano clinicaltrials.gov, uma base de dados de testes clínicos gerida pela Biblioteca Nacional de Medicina norte-americana. O objectivo é desenvolver “vacinas personalizadas” capazes de tratar o cancro da mama e melanoma, um dos vários cancros da pele.
O centro Fred Hutchinson encontra-se listado enquanto patrono do estudo, enquanto que a Amazon se identifica como colaboradora. A notícia da parceria avançada pelo Business Insider dá conta de que o estudo foi publicado pela primeira vez em outubro do ano passado e que arrancou a 9 de Junho deste ano. Espera-se que termine em Novembro do próximo ano, altura em que serão conhecidos os resultados preliminares.
À CNBC, o centro Fred Hutchinson e a Amazon confirmaram a parceria, e um porta-voz da gigante de vendas garantiu que o trabalho está a ser liderado pela instituição especializada.
“A Amazon está a contribuir com conhecimento científico e de machine-learning para uma parceria com o Fred Hutch para explorar o desenvolvimento de tratamentos personalizados para diferentes tipos de cancro”, revela o porta-voz ao canal norte-americano. “Ainda é cedo, mas o Fred Hutch recebeu permissão da FDA para avançar com os testes clínicos de fase 1, mas ainda é inceto se serão bem sucedidos. Este será um processo longo e plurianual – se progredir, estamos abertos a trabalhar com outros organizações no sector da saúde e das ciências da vida que possam estar interessadas em esforços semelhantes”, diz ainda.
A Amazon tem cimentado a sua presença na indústria da saúde ao longo dos últimos anos. A empresa lançou uma farmácia online em 2020 e tem escalado de forma acelerada o seu serviço de telemedcina, o Amazon Care. Além disso, tem procurado desenvolver ferramentas de diagnóstico médico a serem usadas em casa.
Deixe uma resposta