Mohamed Ibn Chambas, Alto Representante da União Africana para a agenda” Silenciar das Armas” mostrou-se satisfeito pelo decurso da implementação do processo do DDR (Desmobilização, Desarmamento e Reintegração) dos Ex Guerrilheiros da Renamo.
A satisfação foi manifestada na quinta-feira, no encontro de cortesia que manteve, na cidade da Beira,com Cecília Chamutota, Secretária de Estado na Província de Sofala, à margem da visita que efectua ao país com objectivo de monitorar a agenda ” Silenciar das Armas” em África, uma iniciativa da agenda 2063 da União Africana(UA).
Segundo o Alto Representante da UA esta iniciativa aspira acabar com todas as guerras e conflitos, prevenir o genocídio e acabar com a violência baseada no género.
“Hoje é uma oportunidade bem-vinda para discutir a jornada de Moçambique para alcançar uma Paz estabilidade e duradoura” frisou o Alto Representante.
Na ocasião, enalteceu o silenciar das armas em Moçambique, sustentando que é um bom exemplo em África, dada vontade e um entendimento político que trouxe a paz nas comunidades e a pacificação do povo moçambicano.
A Secretária de Estado na Província saudou o Alto Representante pela visita, e realçou que é visível a satisfação dos desmobilizados, uma vez que retomaram a sua vida normal na comunidade, bem como o processo gradual de pagamento das pensões.
Recorde-se que, no sábado (15/06), o distrito de Gorongosa acolheu a cerimónia da passagem do 1° aniversário do encerramento do processo do DDR.
Deixe uma resposta