Alguns maridos escondem dinheiro, outros entregam todo o salário

Alguns maridos escondem dinheiro, outros entregam todo o salário

Texto extraído do jornal Domingo. Todos os créditos reservados à publicação original “Há maridos que se escondem para contar dinheiro

O assunto dinheiro tem causado muita dor nas famílias. Algumas vovós que falaram ao jornal Domingo já denunciaram que alguns maridos deixam 50 meticais em casa, no entanto rasgam doses de frango até deslocar a dentadura e a mandíbula, de tanto costume de comer quando estão fora de casa, isto é, no período de trabalho.

Com efeito, a vovó Aventina Mondlane voltou a esta questão para replicar o “mau” comportamento dos homens, quando o assunto é precisamente o “din din”. Ela afirma que, de tão sovinas e egoístas que são, “quando estão em casa e a mulher pede-lhes dinheiro escondem-se em alguns cantos onde – segundo afirmou a vovó – ‘vahumesa a xidjumba xamale’ (tiram maços de dinheiro) e contam lá sozinhos, para a mulher não saber quanto dinheiro eles têm”. Para a vovó Aventina “é feio. Eu digo aos meus filhos inclusive para não fazerem isso com as mulheres. Não devem esconder e nem omitir quanto dinheiro têm. A gestão deve ser conjunta de decidirmos o que deve ser comprado, quanto vai para xitique, e o que devemos guardar para a gestão do dia-a-dia”.

Entrego todo o salário

Reagindo ao tema de discussão, sobre os maridos que escondem dinheiro das suas mulheres, o vovô Arnaldo Matsinhe, residente em Maputo, em conversa com o jornal Domingo, afirmou que “eu não faço isso!”. Conforme avançou, quando as máquinas troam e o salário cai na sua conta ou bolso “eu levo todo o salário e entrego à minha esposa. Ela faz as compras da casa e paga as contas”. Ressalva que para sentir o gosto do seu suor, “deixo uns 50/100 meticais no bolso, mas nunca escondo da mulher o que fica para mim”, disse o vovô Arnaldo Matsinhe.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.