A Aliança para a Revolução Verde em África (Agra) disponibilizou 28 milhões de dólares para apoiar pequenos agricultores em Moçambique pelos próximos cinco anos, anunciou fonte oficial, durante o lançamento oficial da estratégia da Agra.
“Para a terceira estratégia, o nosso investimento é de cerca de 28 milhões de dólares para cinco anos, focado em apoiar a competitividade das micro e pequenas empresas para que tenham a capacidade de trazer insumos às mãos dos produtores e, também, sejam capazes de escoar a produção”, disse Paulo Mole, representante da Agra em Moçambique, citado hoje pela imprensa local.
Segundo o responsável, o valor vai ser aplicado entre 2023 e 2027, focando nos principais corredores de desenvolvimento do país, entre os quais o de Nacala, Beira, Pemba, Vale do Zambeze, Lichinga e Maputo.
Citado pela Lusa, Paulo Mole referiu ainda que a iniciativa visa potenciar jovens para que criem as suas próprias empresas e, consequentemente, empreguem outros jovens no sector agrário.
“Vamos capacitar os pequenos agricultores em práticas que enriquecem e fertilizam os solos e no uso de sementes melhoradas, tornando assim a agricultura uma fonte de renda”, referiu Mole.
Por sua vez, a secretária permanente do Ministério da Agricultura, Dércia Nhancale, o trabalho coordenado com a Agra possibilitou a formação de mais de dois mil empreendedores rurais, abrangendo mais de 800 mil pequenos agricultores.
Deixe uma resposta