Agentes infiltrados do SISE vigiam observadores do CIP

Agentes infiltrados do SISE vigiam observadores do CIP

​Agentes do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) estão com olhos postos nos observadores eleitorais do Centro de Integridade Pública (CIP) destacados para os distritos de algumas províncias do país.

Um dos caso é da província de Gaza, no distrito do Bilene, onde agente do SISE encontram-se infiltrados uma organização designada ANABIL (Amigos e Naturais de Bilene), conforme a denúncia constante no boletim das eleições do CIP.

“… é constituída por alguns professores, principalmente directores da escola e pedagógicos, e agentes infiltrados dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE). Desconhecem-se as razões”, lê-se no documento.

Em conversa com o MZNews, uma fonte do CIP explicou que o caso de Bilene não é isolado, estando a ocorrer um pouco por todo o país​, nos distritos onde estão os observadores daquela Organização Não Governamental. Disse ainda que em outras situações similares os observadores sofreram algum tipo de pressão do SISE.

“Isso não é de hoje. Já tivemos um caso desses em Manica. Então, o SISE deve se preocupar com outras coisas mais importantes, e não com o trabalho do cidadão”, apelou.

“Os nossos observadores sabem que são agentes do SISE porque conhecem tais indivíduos”, disse, notando que “são os próprios agentes do SISE, incluindo os seus Directores distritais, que avisam os observadores sobre a vigilância [paralela]”.

De acordo com a fonte, é uma estratégia de intimidação que gerou desconforto entre os observadores. Alertou que a ideia do SISE é absorver toda a informação encaminhada para o CIP central.

“Eles dizem para os observadores lhes entregarem toda a informação que dão ao CIP. E mentem para os observadores dizendo que foram formados pelo CIP para realizar o mesmo tipo de serviço”, revelou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.