Existe um número não específicado de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) a receber 200 meticais de salários. Isto decorre do facto de estarem a decorrer amortizações nos salários de agentes que entre Junho e Agosto de 2023, receberam o dobro do salário.
De acordo com o jornal Evidências, que avança a informação, as amortizações comunicadas à PRM pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) deveriam abranger 38.624 membros da corporação. Entretanto, existem agentes cujos nomes não aparecem nas listas de amortizações e há cerca de dois meses recebem, metade, abaixo de 1000 meticais, 200 meticais e até mesmo 100 meticais de salário.
Os agentes que exigiram a reposição das amortizações junto das entidades competentes receberam promessas de reposição e ajustes das suas contas, mas até então prevalecem as incongruências.
Uma agente da PRM citada pelo jornal lamenta a impossibilidade de se levantar uma greve na corporação.
“Infelizmente, não podemos fazer greve, mas não é normal o que está a acontecer. Em Fevereiro recebi apenas 100 meticais e no mês seguinte a história voltou a se repetir”, disse.
Deixe uma resposta