Agência Espanhola de Cooperação Internacional e MISAU assinam memorando de entendimento

Agência Espanhola de Cooperação Internacional e MISAU assinam memorando de entendimento

Foi assinado em Maputo um memorando de entendimento entre a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Ministério de Saúde (MISAU).

Segundo um comunicado que o MZNews teve acesso, o acordo irá consolidar e continuar a colaboração em áreas prioritárias como os cuidados primários, a formação em especialidades médicas, a troca de experiências entre profissionais e o acesso aos recursos de saúde para os cidadãos moçambicanos através do apoio ao Fundo Comum de Saúde (PROSAUDE).

A Secretária de Estado da Cooperação Internacional (SECI), Pilar Cancela Rodríguez, quis também mostrar o apoio de Espanha a projectos de investigação como o desenvolvido pelo Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, pois entende que “sem saúde não pode haver desenvolvimento”, e este continua a ser o principal objectivo em Moçambique”.

Esta é a primeira visita da SECI a Moçambique após a aprovação da Lei de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e Solidariedade Global, e com a qual intensifica a relação entre os dois países no domínio da cooperação para o desenvolvimento, que começou nos anos 80 e foi novamente reforçada em 2021, através da assinatura de um novo Quadro de Parceria entre Países (CPF) que se mantém em vigor até 2024.

“A Espanha sempre esteve ao lado de Moçambique, mas especialmente nos momentos mais complicados dos ciclones, ou no campo da investigação”, disse Pilar Cancela ao apresentar o livro “40 anos de cooperação Espanha-Moçambique” juntamente com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves.

Em Maputo, Cancela pôde visitar o projecto “Contribuir para o direito à cidade: acesso à posse, serviços e infra-estruturas resistentes em Chamanculo”, que facilita e melhora a vida de mulheres de 239 famílias. Foi-lhe apresentado igualmente o projecto do Pacto de Autarcas na África Subsaariana, um importante catalisador da acção climática, que tem o compromisso político de mais de 293 governos locais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.