Dois moçambicanos estão desaparecidos desde o acidente, na segunda-feira, na mina de Impala Platinum, em Rosternberg, na província Noroeste, África do Sul.
Para já, sabe-se que houve 16 vítimas mortais e 75 feridos. Relativamente aos moçambicanos desaparecidos, a Rádio Moçambique avançou esta manhã que ainda não há certeza sobre se eles continuam ou não vivos.
“Sabem que existem dois moçambicanos, mas não sabemos se estão ou não envolvidos no incidente, uma vez que são dados como desaparecidos. No entanto, suspeitamos que sim” disse Benjamin Macuácua, mineiro moçambicano, com responsabilidades na mina, citado pela estação emissora.
http://896.424.mywebsitetransfer.com/tragedia-em-mina-de-platina-na-africa-do-sul-pelo-menos-11-mineiros-morreram-e-64-feridos-em-acidente-laboral/
Ele disse, contudo, que o melhor a se fazer por agora é aguardar pelas informações oficiais. “Permitam-nos que aguardemos até termos informações confiáveis”.
As últimas cinco mortes ocorreram na terça-feira, em unidade sanitária. Prevê-se que o número de mortos continue a aumentar por haver mais mineiros em estado crítico.
A Associação de Mineiros e o Sindicato da Construção entendem que o acidente poderia ser evitado e pedem a responsabilização criminal dos gestores da empresa e sejam acusados por homicídio culposo.
O Governo sul-africano promete iniciar um inquérito para apurar as causas do incidente de trabalho.
Este ano já morreram 57 mineiros vítimas de acidentes laborais, enquanto no ano passado foram registadas 49 mortes no sector.
Deixe uma resposta