A empresa estatal de energia da África do Sul, Eskom, deve publicar números mostrando um prejuízo anual de 15 bilhões de rands (823 milhões de dólares), informou o Financial Times há dias.
De acordo com a Reuters, que cita o Financial Times, a perda se deve em grande parte ao facto de a Eskom ter gasto 33 bilhões de rands na compra de diesel que é queimado em turbinas a gás de ciclo aberto para manter as luzes acesas.
A concessionária, que registrou um prejuízo anual de 23,2 bilhões de rands em 2023, divulgará os resultados financeiros do ano até Março no final deste ano, disse o FT.
O presidente-executivo Dan Marokane disse ao jornal que o fim dos apagões de energia significa que a Eskom poderá ser lucrativa no ano que vem.
“Vimos uso recorde de diesel no ano passado, portanto perdas recordes”, disse ele. “Mas realmente reduzimos o diesel, então devemos ver uma melhora financeira substancial este ano. Se mantivermos nossa trajetória, não há razão para não vermos lucro.”
A Eskom interrompeu os apagões nos últimos meses devido à melhor manutenção de sua frota de carvão e à geração de energia de 5 gigawatts de instalações solares privadas. (Fonte: Reuters)
Deixe uma resposta