Activista moçambicano eleito Defensor dos Direitos Humanos em 2024

Activista moçambicano eleito Defensor dos Direitos Humanos em 2024

Em Março deste ano, o activista moçambicano, Gamito dos Santos Carlos, foi seleccionado como vencedor do prémio de Defensor dos Direitos Humanos 2024, e o jovem foi reconhecido, esta sexta-feira,  no Trinity College de Dublin, na Irlanda.

No seu discurso de agradecimento após receber a distinção, se referiu às dificuldades de ser defensor de direitos humanos em Moçambique, onde os direitos das pessoas são asfixiados e as instituições públicas se deixam reger pelo poder político.

Contou sobre circunstâncias a que se teve de sujeitar por defender os direitos da maioria, incluindo intimidações, perseguições e exílio.

“Já perdi o emprego por acreditar nas minhas causas”, disse.

Além do moçambicano, natural da província de Nampula, foram congratulados outros quatro activistas de cada continente.  Eles receberam prémio em dinheiro, uma subvenção de protecção, apoio da Front Line Defenders sobre segurança digital e física, advocacy, visibilidade, bem-estar, entre outros.

O Prémio Anual Front Line Defenders para Defensores de Direitos Humanos em Risco foi criado em 2005 para homenagear os trabalhos que contribuem para a promoção e proteção dos direitos humanos de outras pessoas. Fonte: Ikweli.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.