Moçambique pretende criar uma comissão permanente de investigação de acidentes marítimos que ocorram em águas territoriais, concluiu o Instituto Nacional do Mar (INAMAR).
Reunida, na sexta-feira, na província de Maputo, em sessão extraordinária, o Conselho Técnico Intersectorial do Mar, debateu a proposta que cria o organismo e aprimora questões referentes à matéria.
A unidade deverá imprimir maior celeridade para apurar as causas de ocorrências de acidentes, elaborar e divulgar os relatórios e promover estudos.
A comissão permanente de investigação terá ainda de formular recomendações de segurança marítima, e assegurar a participação de outras partes interessadas na prevenção de acidentes marítimos.
“Somos chamados a esclarecer, de forma metódica e objectiva, a sinistralidade marítima, além de estudar e definir formas claras de evitar sinistros com proporções idênticas”, disse o Presidente do Conselho de Administração do INAMAR.
Citado pelo Notícias, ele frisou que as actividades da instituição devem se estender aos mecanismos para a prevenção de ocorrência de acidentes marítimos, bem como preservar o ecossistema.
Deixe uma resposta