Dados divulgados pela Procuradora-Geral da República (PGR), Beatriz Buchili, apontam que acidentes de viação mataram 798 pessoas em Moçambique no último ano, menos 146 que em 2022, ano em que perderam a vida 944 pessoas.
Segundo Beatriz Buchili, que falava durante a informação anual sobre a legalidade e criminalidade, na Assembleia da República, os acidentes de viação mataram mais na província de Maputo, tendo vitimado mortalmente 151 pessoas, seguida da província de Gaza, com 115 óbitos.
A Procuradora-Geral da República entende que “o cenário que o país vive em matéria de acidentes de viação demanda maior conjugação de esforços, nomeadamente, acções de educação cívica, reforço da fiscalização, melhoramento das vias e, sobretudo, a elevação da consciência do condutor e do peão para o cumprimento rigoroso das regras de trânsito”.
“A corrupção no seio dos agentes fiscalizadores das regras de trânsito são condutas que favorecem transgressões resultando em desastres rodoviários”, apontou a PGR sublinhando que “as escolas de condução, prosseguiu, devem assegurar uma formação de qualidade, para que os condutores adquirem aptidões à altura de um comportamento seguro nas estradas”.
Deixe uma resposta