Pelo menos 14 pessoas morreram em uma semana nas estradas moçambicanas vítimas de 18 acidentes de viação, com destaque para cinco despistes e capotamentos e seis atropelamentos.
Os sinistros, que também provocaram ferimentos graves a oito cidadãos e ligeiros a outros 10, ocorreram de 24 a 30 de Junho, causando também danos matérias avultados.
Segundo um comunicado da PRM citado pelo Notícias, a velocidade excessiva, má travessia de peão e corte de prioridade nas rodovias continuam a ser as principais causas dos acidentes de viação no país.
De acordo com a fonte, ao todo, nesse período em análise, foram fiscalizadas 77.168 viaturas, das quais 108 acabaram apreendidas por diversas irregularidades.
O Comunicado da PRM diz também ter confiscado 103 livretes e 505 cartas de condução e aplicaram 4.152 multas e pele menos 25 indivíduos foram detidos por condução ilegal, situação que também ocorreu com 55 condutores indiciados de corrupção activa.
Ainda na ultima semana de Junho, a PRM, em coordenação com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), deteve 1.230 indivíduos, sendo 612 por violação de fronteiras, 279 por imigração ilegal e 339 por prática de delitos comuns.
A PRM apreendeu 24 armas de fogo, entre as quais sete caçadeiras, outras tantas pistolas, uma caçadeira de fabrico caseiro e quatro AK-47 obsoletas, para além de 2.961 munições nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Tete, Manica e Niassa.
Quanto à droga, refere, o comunicado, que apreendeu na última semana de Junho 60,92 quilogramas, das quais 32 saquetas e 16 embrulhos de cannabis sativa, 140 gramas e dez embrulhos de heroína e 20 gramas de cocaína.
Deixe uma resposta