A partir desta segunda-feira, 01 de Agosto, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) passa a cobrar o acesso de veículos ao Porto da Matola, indica um aviso da empresa publicado semana passada.
Os valores para o acesso ao porto estabelecidos variam entre 450 meticais a 1.850 meticais/dia. Para motorizadas os CFM passam a cobrar 120 meticais.
A emprea diz que as cobranças iniciadas enquadram-se na implementação do sistema de controlo do acesso ao porto por forma a garantir a proteccão e segurança do património e dos seus utentes.
Um veículo de até nove lugares passa a pagar uma taxa diária de 450 meticais para o aceder ao porto da Matola enquanto veículos acima de nove lugares passam a pagar 600 meticais. Um veículo de carga misto de 3.5 toneladas paga 750 meticais e veículos de carga e mistos até 20 toneladas pagam 1,200 meticais. O preço mais alto é o do veículo de carga acima das 20 toneladas que paga 1, 850 meticais. Além do metical, a moeda nacional, os preço serão cobrados em dólares americanos e rand da África do Sul.
Estima-se que actualmente, o corredor de Maputo circulam 170 camiões/dia significando 5,100 camiões/mês. (Camaramen)
Deixe uma resposta