O Access Bank Plc, um dos principais bancos africanos, reforçou o seu compromisso com o empoderamento das mulheres na África Austral ao relançar o “W Initiative” na Zâmbia e no Botswana.
O programa oferece uma variedade de serviços financeiros não financeiros, desenhados para promover a inclusão financeira e o desenvolvimento socioeconómico das mulheres.
A iniciativa disponibiliza soluções financeiras personalizadas, como poupanças, investimentos, empréstimos e programas de capacitação. Além disso, promove a literacia financeira e o crescimento profissional das mulheres.
No evento de lançamento na Zâmbia, Chizoma Okoli, Directora-Geral Adjunta do Access Bank Plc, sublinhou a importância de iniciativas que capacitem as mulheres.
“Capacitar as mulheres é central para a missão do Access Bank de impulsionar o crescimento económico em África. Através do ‘W Initiative’, queremos fornecer soluções financeiras adaptadas e criar ambientes que promovam o sucesso das mulheres, seja como empresárias, profissionais ou líderes nas suas comunidades”, afirmou Chizoma Okoli.
Em colaboração com líderes locais, incluindo a Vice-Presidente da Zâmbia, Mutala Nalumango, o Access Bank Zâmbia também doou 500.000 kwachas (aproximadamente 23.750 USD) para programas nutricionais no gabinete da Vice-Presidente, reforçando o compromisso com o bem-estar das comunidades.
No Botswana, o lançamento do “W Initiative” estabeleceu um novo marco na capacitação financeira das mulheres. Sheperd Aisam, Diretor-Geral do Access Bank Botswana, destacou que o programa oferece soluções como empréstimos para férias, saúde e educação, além de contas de poupança com juros elevados, promovendo a criação de riqueza a longo prazo.
Nos últimos 17 anos, o Access Bank investiu mais de 338,6 mil milhões de nairas (aproximadamente 440 milhões USD) em financiamento para mais de 3,6 milhões de mulheres.
Entre os produtos oferecidos, destaca-se o Empréstimo para a Saúde “W”, que inclui o Maternal Health Service Support (MHSS), concebido para financiar tratamentos de fertilidade e cuidados de saúde específicos para mulheres.
O MHSS já ajudou mais de 160 mulheres e famílias em África, financiando tratamentos no valor de 245,5 milhões de nairas (cerca de 318.000 USD) e contribuindo para o nascimento de 104 bebés. Adicionalmente, o programa inclui empréstimos para emergências médicas e tratamentos de cancro.
O “W Initiative” está presente em 12 países africanos, incluindo Moçambique, e é um testemunho do compromisso do Access Bank com o empoderamento das mulheres, proporcionando acesso a oportunidades financeiras que as ajudam a prosperar.
Deixe uma resposta