O Access Bank Mozambique e o Conselho Executivo da Província de Cabo Delgado assinaram, na quinta-feira, um Memorando de Entendimento durante o Mozambique Energy & Industry Summit (MEIS).
O acordo visa reforçar o compromisso do Banco em apoiar o desenvolvimento sustentável e socioeconómico da região.
O memorando tem como principal objectivo desenvolver o conteúdo local em Moçambique, especialmente em Cabo Delgado, promovendo o crescimento económico sustentável.
A parceria pretende capacitar empresas e comunidades locais, impulsionando a resiliência económica.
O Access Bank compromete-se a gerir fundos para financiar empresas locais e projectos comunitários, implementando mecanismos de inclusão e literacia financeira.
O Banco oferecerá programas de literacia financeira e capacitação, para promover um ambiente económico sustentável.
Por sua vez, o Conselho Executivo de Cabo Delgado facilitará a colaboração entre o Banco e as empresas locais, organizações comunitárias e outras partes interessadas. A entidade fornecerá dados para identificar beneficiários elegíveis e apoiar o acesso a infraestruturas necessárias.
O Director de Banca Corporativa do Access Bank, Tarcísio Mahanhe, afirmou que “o acordo é um marco significativo para o desenvolvimento de Cabo Delgado, destacando a importância do acesso ao capital privado para financiar Pequenas e Médias Empresas e promover o desenvolvimento local”.
Para Marco Abalroado, Administrador Delegado do Access Bank Mozambique, “a participação do Access Bank no MEIS e a assinatura do Memorando de Entendimento reforçam o compromisso do Banco com a inclusão financeira e com o crescimento sustentável da região”.
Durante o evento, Tarcísio Mahanhe participou num painel sobre financiamento de mega-projectos em Moçambique, sublinhando a necessidade de quadros regulamentares claros para catalisar o investimento e o desenvolvimento tecnológico.
O MEIS reuniu diversos intervenientes para debater o panorama energético da região, o impacto ambiental, o conteúdo local, objectivos humanitários e de desenvolvimento socioeconómico, oportunidades de investimento, economia azul, mineração e parques industriais em Cabo Delgado.
Deixe uma resposta