O Absa Bank Moçambique realizou, recentemente, uma sessão centrada no incentivo de parcerias público-privadas no combate ao crime financeiro.
Moçambique encontra-se, desde 2022, na lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira (GAFI), um organismo intergovernamental que tem por objectivo desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate ao branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo.
A iniciativa está alinhada à Estratégia Nacional de Combate aos Crimes Financeiros tendo o Absa decidido apoiar o Governo de Moçambique nos seus esforços para a remoção do País da Lista Cinzenta do GAFI.
“O Grupo Absa e o Absa Moçambique têm o combate ao branqueamento de capitais e prevenção do financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição massiva, como objectivo estratégico estritamente alinhado ao desenvolvimento do seu negócio.
O Absa pretende contribuir, de forma estratégica, com as diversas instituições públicas que possuem a responsabilidade jurídico processual, através destas iniciativas que podem apoiar no desenvolvimento da capacidade de Moçambique de se tornar uma referência no combate ao branqueamento de capitais”, destacou o Diretor de Compliance do Absa Bank Moçambique, Iuri Khan.
O evento reuniu entidades que se destacam no desenvolvimento de acções do género, incluindo o Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFIM), Autoridades Policiais e de Investigação, Ministério Público, Associação Moçambicana de Bancos, Administração Nacional de Áreas de Conservação e o Grupo Absa.
Presente na ocasião, o representante do Comité Executivo para a remoção de Moçambique da Lista Cinzenta, congratulou a iniciativa do banco e apresentou o estado actual do processo de remoção de Moçambique da lista cinzenta.
“Esta é uma iniciativa positiva e que vai de encontro com os objectivos estratégicos definidos no plano de acção do Comité Executivo para a remoção de Moçambique da Lista Cinzenta.
O Governo espera pelo apoio contínuo do Absa e das restantes instituições financeiras no combate a este flagelo, e cooperação em todas as actividades necessárias para a remoção do País da lista cinzenta do GAFI”, afirmou o representante do Comité Executivo para a Remoção de Moçambique da Lista Cinzenta, Luís Cezerilo.
O Absa assume a liderança nos próximos passos para o estabelecimento formal desta parceria, posicionando-se como um parceiro estratégico do Governo de Moçambique na Prevenção do Crime Financeiro, mas também reforçando o compromisso do Grupo Absa em apoiar as comunidades e governos locais nos mercados em que opera.
Deixe uma resposta