Absa Bank participa de conferência sobre energias renováveis

O Absa Bank Moçambique participou, na terça-feira (30), da conferência “Renováveis para Auto-consumo em Moçambique” co-organizada pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) em parceria com a Associação Industrial de Moçambique (AIMO).

O foco do evento era de fazer uma radiografia do potencial e demanda do mercado nacional que pode absorver as energias renováveis, com principal enfoque para o sector Comercial e Industrial. Mais ainda, o evento visava buscar uma forma de sensibilizar os intervenientes para lidar com as necessidades energéticas dos consumidores que devem ser respondidas com as renováveis.

O Absa esteve representando pelo Administrador Executivo da Banca Corporativa e de Investimento, Bernardo Aparício, que reafirmou o compromisso da sua instituição no desenvolvimento sustentável de Moçambique.

“Através da utilização de fontes de energia renováveis, existe a oportunidade de criar outros polos industriais fora das actuais grandes cidades, potenciando um crescimento económico muito mais diversificado e abrangente [o que por sua vez vai proporcionar], mais postos de trabalho fora das zonas urbanas”, disse Aparício, citado num comunicado de imprensa da instituição.

Por outro lado, o Administrador Executivo da Banca Corporativa e de Investimento do Absa elucidou a oportunidade que se apresenta no sector das renováveis para os bancos, não só em termos de crescimento da carteira de crédito, mas também no aumento da sua exposição a sectores-chave da economia para o qual existe apetite de crédito.

Aquando da conferência apresentou-se o enquadramento regulatório, as vantagens e benefícios dos projectos de auto-consumo renováveis, a apresentação de casos de estudo e ainda o tema sobre o financiamento a estes projectos.

O evento também contou com a presença de representantes da indústria, quadros do sector de recursos naturais e energia entre outras ilustres figuras.

O Absa Bank Moçambique tornou-se o primeiro membro do sector financeiro em Moçambique a aderir à ALER, em Outubro passado, mostrando mais uma vez o seu compromisso não só com o sector, mas, principalmente, com o crescimento sustentável do País.

Partilhar este artigo