Absa Bank Moçambique promove programa de capacitação para jovens

O Absa Bank Moçambique promove campanha pan-africano de Capacitação de Jovens para o mercado de trabalho – Ready to Work. A mesma tem como objectivo dotá-los de ferramentas estratégicas para a transição da vida académica para o mundo profissional, promovendo, igualmente, o desenvolvimento de competências interpessoais, habilidades em comunicação, aptidões financeiras, empresariais e profissionais.

O programa é gratuito e é dedicado a todos os jovens moçambicanos, dos 16 aos 35 anos de finalistas do ensino secundário, técnico ou universitário, com data de início marcada para o dia 12 de Agosto, alusivo ao Dia Internacional da Juventude.

A directora de Serviço ao Cliente do Absa Bank Moçambique, Tânia Oliveira, afirmou que com o lançamento da 6ª edição do programa Ready to Work, “procuramos reforçar o nosso compromisso na capacitação de jovens contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável do país”.

O programa, refere a responsável citada no comunicado “é prático e apostámos numa estratégia integrada de módulos, onde os participantes irão poder ter a oportunidade de aprender as várias etapas da jornada na entrada no mundo do trabalho”.

A directora diz ainda que “este ano, vamos seguir com modelo digital, com vista a abranger jovens a nível nacional e além-fronteiras”.

Por seu turno, Pedro Mendes, director da Flow Group, empresa parceira do Absa nesta iniciativa referiu que “é extremamente gratificante ter Clientes, como o Absa, que partilham um dos nossos maiores desígnios – contribuir para o desenvolvimento de jovens na sua caminhada pessoal e profissional.

O Ready to Work tornou-se desde 2016 um programa de referência, com uma proposta de valor clara e única para os jovens que passam por esta experiência. Para nós, Flowgroup, é mais que um projecto, é um propósito”.

Em 2016, no modelo presencial, descontinuado pela eclosão da Covid-19, abrangeu cerca de 9800 jovens. Por seu turno, na edição de 2020, com base no questionário de medição de impacto, dos 1045 inquiridos, o Absa constatou que pelo menos 72 pessoas iniciaram o seu próprio negócio e 684 procuram por oportunidades. Em termos percentuais, do total dos inquiridos, 27,6% conseguiram trabalho e 6,9% tornaram-se empreendedores.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.