Absa Bank duplica lucros líquidos no primeiro semestre

Absa Bank duplica lucros líquidos no primeiro semestre

Os bancos em Moçambique têm sido “verdadeiras máquinas de fazer dinheiro”. E sem muita margem de erro, pode se afirmar que tem sido um dos negócios mais lucrativos, não obstante cenários adversos que vezes sem conta a economia tem atravessado.

É isso que este sector tem estado a demostrar através de relatórios e contas apresentados nesses últimos dias.

Depois de na semana passada termos publicados resultados positivos de Nedbank, com um crescimento bastante assinalável, diga-se, esta semana foi a vez de Absa Bank chamar a imprensa para mostrar aquilo que foi a performance financeira da instituição referente ao primeiro semestre do ano de 2023.

Absa bank viu os seus lucros engordarem 110% para 779,6 milhões de Meticais face aos 370,4 milhões de Meticais registado no mesmo período de 2022.

Em termos de capital activo, os resultados são igualmente animadores. Os números dizem que até 30 de Junho último a instituição financeira tinha um total de 81.810 milhões de Meticais contra os anteriores 66.077 milhões de Meticais alcançado no mesmo período do ano anterior.

Já o passivo total fechou o primeiro semestre deste ano nos 71.896 milhões de meticais nomeadamente 56.700 milhões de meticais em depósitos de clientes, o que compara com os 57.065 milhões de meticais no final de 2022.

Em Moçambique, o Absa Bank empregava no final de 2022 um total de 663 trabalhadores e fechou o ano com uma quota de 10% do total de clientes bancários no país e 8,4% dos depósitos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.