A província de Gaza, sul de Moçambique, venceu a categoria de melhor província expositora na 59.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) de 2024, cujo encerramento teve lugar sábado (01), no Centro Internacional Feiras e Exposições de Ricatla, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo.
O acto teve lugar durante a cerimónia de encerramento da FACIM 2024, que contou com a presença do primeiro-ministro, Adriano Maleiane.
De acordo com uma publicação da AIM, o segundo lugar na mesma categoria coube a província central de Sofala; e em terceiro, a província meridional de Inhambane.
Cabo Delgado foi galardoada na categoria de melhor província mais informativa, seguida da província de Maputo, e o terceiro lugar coube à província setentrional de Niassa.
Para a categoria de província com mais produtos manufacturados e embalados, a primeira posição foi atribuída a Nampula. A segunda posição foi atribuída a Manica e a terceira a Zambézia.
Já, na categoria de província melhor gestora de stand, Tete ocupou o primeiro lugar, seguido da cidade de Maputo. A terceira posição coube para Sofala.
O Comissariado Geral de Moçambique Expo 2025 conquistou o lugar cimeiro para o melhor expositor inovador nacional e em segundo e último ficou o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
Para a categoria de melhor instituição pública, o primeiro lugar coube ao Ministério dos Recursos Minerais e Energia. Segundo lugar ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. O terceiro coube à Agência do Vale do Zambeze.
O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), numa classificação única, venceu a categoria de inovação e excelência no atendimento.
A categoria de melhor Pequena e Média Empresa (PME) com produto manufacturado, a Bio Óleos de Miombo ocupou o primeiro lugar. O segundo e terceiro lugares estão, Associação Eco Micaia, e Txana, respectivamente.
Para a categoria de PME revelação, na classificação única, coube a Mozambique BioFuel Industry (MBFI) Limitada.
A Quinta Omili Farm, entidade especializada na produção agro-pecuária, venceu o prémio único de Agro-pecuária.
No prémio inovação o Pavilhão da Industrialização ocupou o primeiro lugar e, em segundo e último está o Pavilhão Corredores de Desenvolvimento.
O prémio de província de honra coube à Manica e o país de honra à Índia.
Na categoria de melhor país expositor, a Alemanha ocupa a primeira posição e a segunda está o Brasil. Em terceiro lugar está a África do Sul.
Para a categoria de melhor empresa expositora estrangeira, o primeiro prémio pertence a Mahabir. Shacman ocupou o segundo lugar e a Trade Investment Kwazulu Natal em terceiro.
Na categoria de instituição que participa pela primeira vez na FACIM, o Município de Marracuene foi galardoado numa classificação única.
Para a categoria de melhor expositor inovador estrangeiro, a Itália venceu o prémio.
Falando durante o evento, o Primeiro-Ministro explicou que os prémios devem servir de estímulo para os expositores possam elevar, cada vez mais, a qualidade dos seus produtos e serviços, bem como, de fonte de inspiração para os outros nas próximas ocasiões.
“Endereçamos as nossas calorosas felicitações aos expositores que hoje foram premiados nas diferentes categorias. E para todos vós vão os nossos parabéns!”, disse Maleiane.
Participaram na 59.ª edição da FACIM, que decorreu sob o lema “Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia Nacional”, cerca de 3300 expositores nacionais e 26 países.
(Foto DR)
Deixe uma resposta