Rever a ‘fórmula’ de calcular o PIB, a nova tese de Mateus Magala

Rever a ‘fórmula’ de calcular o PIB, a nova tese de Mateus Magala

A actual fórmula utilizada para calcular o Produto Interno Bruto (PIB) deve passar por uma revisão urgente, que incorpore as divisas geradas da exploração de recursos minerais, defende o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.

Na visão de Magala, o actual modelo que estima o PIB está desenquadrado da realidade “porque omite o capital natural, que é grande”, como rios, fauna e florestas.

O Ministro avançou com a ideia na cidade de Nairóbi, no Quénia, durante um painel de discussão no encontro anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Segundo Magala, “a forma actual de cálculo ignora esses recursos importantes”, e se baseia em produtos já manufacturados. Assim, na sua óptica, é importante incluir “na nova fórmula” os recursos naturais contabilizados desde o princípio.

O ministro enfatizou que Moçambique possui uma riqueza natural maior do que a reflectida pelo PIB actual.

“É necessário reavaliar e actualizar a forma como o PIB é medido para incluir esses recursos naturais, o que traria benefícios e responsabilidades para países como Moçambique,” disse.

Sem considerar os recursos naturais no cálculo do PIB, “corremos o risco de comprometer o futuro. Um crescimento que ignora a sustentabilidade pode ser prejudicial a longo prazo”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.