Existem dois navios saídos do Mar Negro a atravessar o largo da costa portuguesa e cujo destino mantem-se desconhecido. As autoridades portuguesas garantem que as embarcações estão a ser vigiadas pela Marinha.
O acompanhamento das duas corvetas da Classe Steregushchiy II – “FFG-545 Stoykiy” e “FFG-531 Soobrazitelnyy” faz parte de um protocolo de vigilância observado sempre que navios não pertencentes a países da NATO atravessa a costa.
No comunicado emitido este sábado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) portuguesas explica-se que “[este é] um procedimento normal de vigilância dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, sempre que navios de guerra de países que não pertencem à NATO navegam em águas portuguesas”.
Em 27 de Agosto, o EMGFA afirmava, também em comunicado, que a força russa era então “constituída por três navios de guerra, provenientes do Mar Mediterrâneo” e iria ser acompanhada por meios das forças armadas enquanto navegava “dentro da Zona Económica Exclusiva portuguesa”.
Deixe uma resposta