INSS quer imprimir celeridade na atribuição do seguro social

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) diz que se regista um desequilíbrio no pagamento de prestações do seguro social aos contribuintes, facto que desafia a instituição a padronizar as acções entre as delegações provinciais e distritais para assegurar fiabilidade e celeridade processuais em todo o país.

A análise foi feita pelo director-geral do INSS, Joaquim Siúta, à margem do Seminário Nacional do Seguro Social, um evento de três dias iniciado ontem (quarta-feira) em Maputo, e que tem por objectivo melhorar a capacidade de atendimento aos utentes.

“Assegurar a padronização das nossas acções implica que toda a informação prestada ao nível central do INSS deve ser a mesma fornecida às delegações provinciais e distritais. Uma das reformas mais profundas feitas, no ano passado, foi permitir o processamento e pagamento de prestações nos distritos, até certos limites”, disse, segundo a AIM.

No que diz respeito às reclamações apresentadas pelos utentes face os atrasos que se verificam nos pagamentos do seguro social, Siúta garante que o INSS está a alinhar todos os procedimentos para imprimir uma maior celeridade ao processo.

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