“Actuais reservas de combustíveis disponíveis permitem estabilidade até Fevereiro”

A AMEPETROL garante que as actuais reservas de combustíveis líquidos existentes no país permitem que haja uma estabilidade no fornecimento ao mercado doméstico e, consequentemente, a manutenção dos preços dos produtos derivados até ao próximo mês de Fevereiro.

Segundo a Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL), qualquer alteração do preço dos combustíveis praticado ao público só poderá ser efectuada em Março, altura em que os novos preços dos mercados internacionais se reflectirão nas importações de Moçambique.

De referir que o mercado internacional caracteriza-se, actualmente, por um aumento do preço do barril do petróleo Brent, para entrega no mês de Março. Este incremento está associado, em parte, a escassez de produção, bem como a um incêndio no oleoduto Kirkuk-Ceyhan, que transporta petróleo do Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Em declarações esta quarta-feira ao “Notícias”, o secretário-geral da AMEPETROL, Ricardo Cumbe, explicou que a organização tem acompanhado com preocupação o agravamento dos preços nos mercados internacionais do petróleo bruto e seus derivados.

De acordo com a fonte, o ajustamento dos preços nacionais depende da alteração de três factores, nomeadamente a taxa de câmbio, introdução ou mexidas nos impostos como direitos aduaneiros, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), e o CIF (Custo, Seguro e Frete) no transporte marítimo de mercadorias.

Contudo, Ricardo Cumbe, disse que dos três factores, o custo CIF tem tido uma tendência de incremento acentuado ao longo dos últimos meses.

Partilhar este artigo