A procura de destaque na corporação em que nos integramos nos leva a fazermos tudo e um pouco mais do que o trabalho exige. Muitas vezes nos esquecemos de olhar para o que vem antes do trabalho, mas que garantem o seu sucesso, as relações humanas.
Muito do que realizamos depende da construção de relacionamentos e da confiança de nossos colegas. E quando reservamos um tempo para nos conectar e compreender uns aos outros, nos posicionamos para o sucesso.
Ter a confiança dos colegas é a base do sucesso em qualquer local de trabalho. Sem ela, seus colegas podem hesitar em apoiar suas ideias e apoiá-lo a si. Confiança – ou a falta dela – pode significar a diferença entre atingir seus objectivos e fracassar.
O MZNews recorreu a cinco ideias de uma ex-analista de inteligência da CIA para nos ajudarem a sermos boas pessoas antes de sermos bons colaboradores. Com essas dicas de Christina Hillsberg podemos nos conectar e construir confiança com os nossos colegas de trabalho.
Encontre formas de se sentir bem equilibrado
A fim de ter assuntos em que se possa relacionar com outros, é necessário ter os seus próprios interesses e hobbies. Há alguma coisa que sempre quis aprender? Existem infinitas oportunidades de adquirir novas competências de pessoas de todo o mundo, sem sequer sair de casa. Pode desfrutar de uma prova de vinhos em sua casa com um famoso mestre sommelier através da MasterClass. Pode ainda aprender a tricotar com o TikTok, ou conectar-se com outros amantes de livros através de um clube do livro virtual.
Já tem um passatempo que deixou cair pelo caminho devido à azáfama da vida? Encontrar tempo para interesses fora do trabalho pode tornar-se difícil quando nos encontramos sobrecarregados com carreiras e responsabilidades em casa. Pense em reservar tempo livre no seu calendário todas as semanas para a sua nova habilidade ou hobby. Lembre-se, não precisa de se tornar um especialista em tudo o que tenta. Ter qualquer dose de experiência numa variedade de tópicos, pode dar-lhe material a utilizar quando se procura e a estabelecer ligação com outros.
Não finja ser algo que não é
As tentativas dos oficiais da CIA de se ligarem a alguém movidos por interesses comuns falsos muitas vezes falham, também falharão as suas tentativas de criar confiança se não for autêntico. Tente encontrar um tópico partilhado sobre o qual esteja verdadeiramente interessado. Se não conseguir encontrar uma forma de se ligar a alguém, considere aprender mais sobre um dos seus interesses. Faça isso apenas se for algo sobre o qual queira realmente aprender. Por exemplo, diga que o seu novo colega é um especialista em vinhos. Em vez de comprar logo um livro sobre vinho – ou inscrever-se num curso – na esperança de se fazer passar por um colega perito, pense em expressar o seu interesse em aprender mais. Colocar-se no papel de estudante e a outra pessoa no papel de professor pode ser uma excelente forma de construir confiança de uma forma muito mais genuína.
Seja bom Ouvinte
Quando se está a construir uma relação com alguém, em geral, as pessoas gostam de falar de si próprias e dos seus próprios interesses. Não há problema em falar de si – e terá de o fazer – mas faça-o de uma forma que mantenha a conversa em movimento e os encoraje a partilhar mais. Se souber que é naturalmente uma pessoa muito faladora que gosta de estar na ribalta, não se esqueça de passar o microfone a outra pessoa.
Embora partilhar uma história semelhante possa criar uma ligação, tenha em mente que por vezes é mais importante desempenhar o papel de ouvinte. Por exemplo, se alguém partilha sobre as suas férias, e é um destino onde já esteve, resista ao impulso de falar sobre as suas próprias histórias de viagem. Se perguntarem se já lá esteve, deve dizer a verdade, mas depois, diplomaticamente, colocar a bola de volta no seu campo. Dependendo da forma como respondem, talvez consiga encontrar formas de se ligar a experiências partilhadas.
Dê para receber
A fim de conseguir que as pessoas falem, por vezes é necessário dar alguma informação sobre si primeiro. Isto a fim de as tornar confortáveis para partilhar detalhes sobre si próprias. Esta é também uma técnica que a CIA ensina na formação para ajudar os oficiais de operações a aprender a construir relações e a desenvolver as suas relações clandestinas com alvos de inteligência. Isto pode ser igualmente importante nos negócios.
Se houver informação específica que espera que alguém lhe confie, estabeleça uma conversa através da partilha de algo semelhante na sua vida que, idealmente, os desencadeará a partilhar e a abrir-se sobre o tópico que lhe interessa.Por exemplo, se estiver à espera de que um colega se abra sobre uma situação estressante no trabalho, poderá partilhar uma história recente de algo que passou por si e que foi semelhante para conseguir que a outra pessoa se envolvesse.
Quer esteja a tentar encontrar um compromisso nas negociações ou simplesmente a tentar quebrar o gelo com um colega, “dar para receber” pode ser uma forma fácil de encorajar alguém a abrir-se, formando a base para uma relação de confiança.
Tomar notas
Tal como os oficiais de operações da CIA escrevem as suas reuniões depois, considere tomar notas sobre as coisas que aprendeu sobre alguém depois do seu encontro para que se possa lembrar de dar seguimento na sua próxima conversa. Não estou a sugerir que escreva qualquer informação confidencial sobre alguém, mas sim, pequenos detalhes sobre a sua vida que talvez não se lembre, uma vez que a sua própria vida se apodere do assunto. Por exemplo, se um colega mencionar que está a treinar para uma maratona, escreva isso para que na próxima vez que o vir, possa acompanhar e perguntar como está a correr. Se eles partilharem consigo quantos filhos têm e os seus nomes, anote-os também. As pessoas sentem-se especiais quando se lembram de detalhes que lhe tenham contado sobre a sua vida e ainda mais quando os acompanha.
Retenha isto:
A capacidade de construir confiança com os seus colegas é apenas um aspecto de obter apoio para as suas ideias, mas quando utilizamos estas técnicas inspiradas pela CIA, estamos a lançar as bases para atingir os nossos objectivos profissionais. Muito do que realizamos no local de trabalho depende da construção de relações e da confiança dos nossos colegas, e quando nos esforçamos por nos ligarmos e compreendermos uns aos outros, estamos a posicionar-nos para o sucesso.